segunda-feira, 15 de março de 2010

A Verdadeira Vitória

Este texto, escrito no meu blog hoje, domingo, após reflexão, serve para dar um testemunho de como, ultrapassando teorias, ou confirmando-as, sobrepujando dificuldades e enfrentando-as se alcançará a vitória.
Este testemunho mais do que ultrapassou os estudos de Taylor, Fayol, Sra. Parker e toda a matéria mais hodierna dos estimuladores de palco, analistas comportamentais, marketeiros de plantão. Poderia até repetir o poeta maior Gonçalves Dias: “meninos, eu ví”. Aproveitando a deixa repito: eu vi meninos donos de um grau enorme de responsabilidade, com uma motivação de deixar o mais refinado palestrante motivacional com água na boca. Lá estavam eles, na hora de seu almoço me esperando para mostrar um vídeo amador, produzido por eles próprios sobre a tecnologia de soldagem e fabricação de circuitos impressos. Nem Spielberg faria igual, tal a objetividade e a pureza do conteúdo e do propósito. Estava em Cariacica, Município da Grande Vitória, Espírito Santo. Poderia estar no ranking dos melhores salários, quase igual ao Vale do Silício, mas não. Poderia estar no hemisfério norte, em meio a um alto padrão de luxo nas instalações, mas não. Estavam no Brasil, sonhando com a Vitória. E porque este comportamento ? Eram melhores que os demais ? Não, eram bem parecidos. Que força motivadora os impulsionava ? Não tenho o poder de análise suficiente para detectar todos os componentes daquele processo, mas posso assegurar que lá existia uma enorme vontade lado á uma enorme auto-estima, gerada por um homem que vibrava pelos feitos de seus subordinados. Mas não era uma vibração teatral.
Já pude ver estes tipos. Fazem igualzinho como manda o manual, mas não dá certo, pois o sorriso sai parecido com o do Coringa do BatMan, ou da mulher do mágico que fica alí fazendo pose. Não, a vibração era verdadeira e perpassava a alma, e animava todos em volta. Lá estavam os melhores funcionários do mundo, o melhor ferramenteiro do hemisfério ocidental, o melhor operador de eletro-erosão que a Terra jamais viu.
Lá estavam homens e mulheres convidados para a festa da vitória, para festa em Vitória. Lá estavam os convidados para uma festa onde não haviam perdedores ou derrotados.
Vi jovens de espírito e de idade, vi vencedores. Não pude sair de lá sem falar com gratidão pelo ânimo que me injetaram. A mais alta e esperta tecnologia, sempre me inspiram e me animam. As mais sofisticadas soluções do engenho humano me motivam.
Mas nada pode mais me influenciar e me emocionar que ver os jovens de meu país saírem vitoriosos. Dar a estes a chance da vitória não passa de obrigação, mas poder vê-los no pódio é sentir um gosto que só a alma pode provar.
Já vi tempos difíceis de dominação vitoriana, onde somente nos restava abaixar a cabeça e cavar, para tirar ouro e minério. Mas hoje a emoção vitoriana é outra. É a emoção de ver em Vitória a vitória de meus jovens concidadãos, liderada por um jovem que empunha um escudo, com heráldica difícil de descrever, mas fácil de ler: Geocontrol.

2 comentários:

  1. É tarefa difícil, escrever um comentário ao seu texto. difícil por que qualquer arranjo de palavras parecerá pequeno diante do que você escreveu.

    só me resta, agradecer com simplicidade e gratidão.

    é um prazer poder aprender com vocẽ.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado em nome de toda equipe GEOCONTROL

    ResponderExcluir