sexta-feira, 19 de março de 2010

Outra visão sobre os royalties

Foi retirada do blog do Nassif


19/03/2010 - 11:58
Royalties e qualidade de vida
Por Sérgio Troncoso

Nassif, acho que ainda dá para esticar o assunto dos royalties mais um pouco. As reinvindicações do RJ e ES tem lógica sob o ponto de vista da geografia orçamentária atual, mas sempre tem alguem olhando pelo outro ângulo, ou em alguns casos, ficando contra mesmo. Agora uma reportagem da BBC reclamando do uso incorreto do dinheiro.

Estudo: royalties não melhoraram vida em municípios produtores – Fabrícia Peixoto – BBC Brasil

Os royalties do petróleo não têm sido suficientes para melhorar a qualidade de vida da população nos principais municípios produtores, mostra um levantamento que vem sendo coordenado pelo professor Cláudio Dantas, do Departamento de Economia da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Segundo ele, os royalties “trouxeram a corrupção”, diante da falta de um marco regulatório sobre a aplicação dos recursos. “Isso não quer dizer que tenhamos de tirar os recursos desses municípios. Temos é que ter um controle forte sobre esses recursos”, diz o pesquisador.

Com foco nas principais cidades produtoras de petróleo, entre elas Campos e Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, o Departamento vem analisando como os recursos do petróleo estão sendo aplicados nessas cidades – e seus efeitos na qualidade de vida.

Um dos estudos mostra que, desde 2004, o município de Campos gastou R$ 18 milhões em convênios com quatro hospitais da cidade, mas que o número de internações manteve-se o mesmo no período. Um outro levantamento indica um crescimento elevado nos gastos com Cultura – uma rubrica difícil de ser auditada, segundo Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário