terça-feira, 24 de agosto de 2010

UPP e eleições

Já ouví dizer que as UPP´s seriam eleitoreiras. Realmente não me surpreendo, dado o fato que realizações no passado, mormente no âmbito da Segurança Pública, sempre tinham como objetivo alavancar o pretendende a cargo eletivo, via de regra um secretário de segurança. Mas hoje ninguém pode dizer que as UPP´servem à canditatura do atual Secretário. Maledicências à parte, estas afirmações não passam de eco de periódicos absolutamente comprometidos com a teoria do quanto pior melhor. Não preciso dizer nomes, todos sabem a quem me refiro.
Não preciso ir em socorro das UPP´s; o povo sabe muito bem a sinergia benéfica que elas promovem. Sou vizinho de uma UPP, a da comunidade, futuro condomínio, do Santa Marta. Me obrigo a testemunhar benefícios para moradores no seu entorno, a valorização de seus imóveis, o retorno da vida noturna, o retorno do centro gastronômico, isto sem contar o benefício ao comércio local em todos os níveis.
Mas não é apenas este benefício material que deve ser enfatizado. O maior benefício é o exemplo dado aos menores, que antes tinham na figura do traficante, um ideal de vida, ainda que efêmera.
Cabe ainda a evolução paralela da educação; e aqui me refiro não apenas ao tão reclamada compensação financeira. Me refiro ao compromisso da qualidade do ensino que os educadores têm de ter, se querem merecer este nome. Tenho certeza que os cidadãos das comunidades pacificadas saberão cobrar logo, logo, o seu direito a uma educação de qualidade; direito de qualquer cidadão, não importa a sua inserção em qualquer que seja a classe social, a cor da sua pele, o seu credo religioso. Está na constituição este direito.
Já vencida a etapa da descrença, pois não crer ou não apoiar esta iniciativa do Estado é mera mesquinharia e pequenez, deve se partir agora para a plena presença do Estado, aliás como está sendo feito na vizinha Santa Marta, onde moram cidadãos meus vizinhos.
A educação deve ser a etapa de coroamento desta iniciativa.
Vejo que os horizontes se clareiam e se afirmam na direção da soberania. Soberania que somente será conquistada, quando todos os direitos civís foram plenos, quando a educação for de qualidade para todos, quando as oportunidades foram as mesmas para todos, quando então o fenômeno de um Presidente metalúrgico não seja um fato raro. Quando os filhos de todos os metalúrgicos, de todos os lenhadores, de todos os serventes, de todos os médicos, de todos os banqueiros, de todos os militares, de todos os empresários, de todos os professores, e de todos os demais Trabalhadores, tenham igual oportunidade de viverem com dignidade e aspirarem a comandar o seu Povo.
As UPP´s não são uma realização de caráter eleitoreiro não; são uma realização de caráter cívico. Servem como prelúdio de uma epopéia de libertação.
Que Sergio Cabral seja abençoado por esta iniciativa e que receba a justa recompensa para mais um mandato e que Deus lhe dê saúde para terminar esta obra. Que no futuro tenhamos vários Cabrais, vários Beltrames, várias Dilmas, não importa as suas origens. Para isto temos que construir agora muitas UPP´s. Estaremos sempre agradecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário