terça-feira, 18 de maio de 2010

Acordo Irã Turquia - Viva o Itamaraty

Querendo ou não, temos de apoiar e acreditar no Acordo Nuclear anunciado entre Turquia e Irã, intermediado pelo Brasil.
Temos de apoiar, primeiramente porque um acordo é sempre melhor do que uma contenda; só ao intencional agressor interessa o contencioso.

Temos de acreditar, pois mesmo que seja um engôdo iraniano, este país não poderá durante um bom tempo tentar quebrá-lo, Seria então uma manobra para ganhar tempo? Quanto tempo? Ganhamos este tempo, tempo suficiente para desdobrar, mas com a cabeça fria, estratégias pacificadoras.

No entanto, este acordo serve à todos, tanto ao Irã, quanto a Turquia, quanto a comunidade internacional que vê quão viáveis são as técnicas e estratégias diplomáticas. Serve a OTAN pois melhora as condições do flanco sudeste. Serve também ao povo americano, que tem diminuida a pressão sobre o orçamento militar. É bom para todos, é bom para o Mundo.

Hoje podemos relembrar Rio Branco, temos de lembrar de Paulo Nogueira Batista, de Sérgio Vieira de Mello, de Santiago Dantas, e de tantos outros que nos autorizam o orgulho.
Mas temos que comemorar Celso Amorim, Samuel Pinheiro Guimarães e todos que mostraram o motivo de nosso orgulho: a diplomacia brasileira.
Todos os brasileiros, do mais humilde ao mais importante, ainda que céticos ou descrentes, no fundo, no fundo, sentem uma imensa vaidade de terem a casa de Rio Branco como símbolo da competência e da Paz. Podem até me acusar de ufanismo mas hoje todos os brasileiros podem soltar da garganta um heróico brado retumbante:
Viva o Itamaraty, viva o Brasil

Um comentário: